Nesta segunda-feira (4), foi realizada a abertura da I Semana de Mobilização pela Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO), um evento pioneiro voltado à sensibilização da população sobre a doação de órgãos, tecidos e partes do corpo humano. O evento é realizado pela parceria entre o Colégio Notarial do Brasil, seção Maranhão (CNB/MA), a Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial (COGEX) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Central Estadual de Captação e Doação de Órgãos (CET-MA).
Para o presidente do CNB/MA, o evento é uma oportunidade única de mobilização e conscientização. “É uma alegria enorme para a nossa seccional realizar a Jornada Notarial da Família 2024, uma semana de mobilização em prol da doação de órgãos. Nossa ação iniciou-se hoje, e esperamos sensibilizar e alcançar o máximo de pessoas para essa iniciativa tão nobre que é a doação de órgãos e tecidos”, declarou o presidente.
Durante a abertura do evento, Heloisa Furtado, coordenadora adjunta da Central Estadual de Transplantes, enfatizou a importância de declarar o desejo de ser doador ainda em vida. “Se você se autodeclara e fala sobre doação em vida, isso torna a decisão mais fácil para seus familiares, que podem realizar seu último desejo sem dúvidas. É essencial que as pessoas pensem sobre isso e decidam em vida, pois quem vai finalmente realizar esse desejo será o seu familiar”, ressaltou Furtado.
A programação da semana inclui uma série de atividades em locais estratégicos de São Luís, como o Fórum Desembargador Sarney Costa, o Hospital Carlos Macieira, o Hemomar e o Shopping da Ilha. Equipes estarão disponíveis para esclarecer dúvidas sobre a doação de órgãos e auxiliar no registro da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos, que é um processo simples, rápido e gratuito. Com a AEDO, as pessoas podem declarar seu desejo de ser doador por meio de um vídeo e assinatura digital, facilitando o acesso e a consulta dos profissionais de saúde ao cadastro no Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde.
Aldean Borges, entregador, aproveitou a oportunidade para se cadastrar no AEDO e destacou a importância da doação. “Se todos tivessem essa consciência, o mundo seria melhor. A vida tem que continuar, e doar é uma forma de amor ao próximo”, declarou Borges.
Com mais de 900 pessoas à espera de um transplante no Maranhão, a campanha busca ampliar o debate sobre o tema e reduzir a fila de espera, reforçando que a autorização final é sempre da família. Dessa forma, a iniciativa visa levar informação e conscientização para toda a sociedade maranhense sobre a relevância da doação de órgãos e a possibilidade de salvar vidas.
Confira a programação:
📅 4 a 8 de novembro, das 8h às 12h
📍 Fórum Des. Sarney Costa
🔹 Abordagem e panfletagem informativa
🔹 Visitas às unidades administrativas e judiciárias
🔹 Realização da AEDO no espaço da Arpen
📅 7 de novembro, das 8h às 12h
📍Hospital Carlos Macieira
🔹 Abordagem e panfletagem informativa
🔹 Realização da AEDO no espaço
📅 9 de novembro, das 8h às 12h
📍 Hemomar
🔹 Esclarecimentos e orientações para doadores de sangue
🔹 Espaço dedicado para a realização da AEDO
📅 9 de novembro, das 15h às 20h
📍 Shopping da Ilha
🔹 Panfletagem nas cancelas e ponto de apoio no local
🔹 Abordagem e realização da AEDO para o público