As ações são alusivas à campanha nacional de combate ao abuso e exploração contra crianças e adolescentes
Em alusão ao Maio Laranja, campanha nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Poder Judiciário do Maranhão, por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ/TJMA), realizou, durante todo o mês esforços e ações relacionados ao tema deste ano “Por trás do celular, com quem seu filho está?”, além de priorizar o julgamento de processos de crimes cometidos contra crianças e adolescentes.
O objetivo central da iniciativa é informar sobre os comportamentos prejudiciais que podem ocorrer no ambiente on-line, além de aumentar a conscientização sobre esses perigos e promover a prevenção e a proteção a crianças e adolescentes, incentivando a efetivação de denúncias.
O Judiciário maranhense promove a iniciativa com apoio das comarcas do Judiciário maranhense, por meio do planejamento e execução de ações de conscientização nos municípios e impulsionamento das ações penais de crimes contra crianças e adolescentes.
A abertura das ações pelo Tribunal de Justiça do Maranhão ocorreu no Fórum de São Luís, no dia 3 de maio, com palestras relacionadas à temática central da campanha para alunos e alunas a partir de 12 anos, que cursam entre 6º e 8º ano das escolas.
BALSAS
No município de Balsas, entre os dias 13 a 17 de maio, foram realizadas palestras informativas para alunos das escolas municipais sobre a temática da violência sexual, com abordagem voltada para o cuidado necessário no acesso de redes sociais, alinhada ao tema da campanha Maio Laranja deste ano.
Também foram realizadas atividades de panfletagem no Posto de Gasolina São Cristóvão no dia 17 de maio; e no Mercado Municipal, na Avenida Litorânea e na Agrobalsas no dia 18 de maio.
SÃO JOSÉ DE RIBAMAR
Dias 13 e 14/5: Palestra com alunos do ensino fundamental do Colégio Marista Araçagy
Dia 16/5: Palestra com universitários do IESF
Dia 20/5: roda de conversa com pais de alunos do ensino fundamental do Colégio Marista Araçagy
SANTA INÊS
Em parceria com a Secretaria da Educação, foi realizada mobilização com estudantes do 8 ano do Ensino Fundamental da Rede de Educação Municipal, das escolas Pedro Lima; Coração de Jesus e Tomas de Aquino. As principais temáticas abordadas nas palestras estavam relacionadas à criminalização do bullying e do cyberbullying e os riscos de uso incorreto das plataformas digitais.
ANAJATUBA
Para compor o cronograma de ações no município de Anajatuba, foi realizada a entrega e explicação de folhetos educativos com o seguinte conteúdo: “Os Perigos Invisíveis: O Uso do Celular no Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil” para alunos e professores.
As unidades interligadas Maria Rabelo Bogea e Comecinho de Vida receberam visita técnica e, além disso, foram realizadas reuniões para discutir estratégias legais de proteção às crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual com a Promotoria da Justiça e a Defensoria Pública. A Delegacia de Polícia também participou de um momento de reunião com objetivo de discutir os procedimentos de denúncia e investigação de casos de abuso e exploração sexual infantil.
IMPERATRIZ
Em Imperatriz, a Vara da Infância e da Juventude, juntamente com a Secretaria de Educação Municipal de Davinópolis, promoveu o seminário “Não se cale”, nos dias 14 e 15/5. Já no dia 17/5, foi realizada roda de conversa com alunos da Escola Municipal Paulo Freire sobre abuso sexual infantil. Ainda como parte da programação da campanha Maio Laranja, a comarca prepara a corrida “Faça Bonito, proteja nossas crianças e adolescentes” para o dia 19/5, partindo do Fórum Ministro Henrique da La Roque.
TIMON
Em Timon, membros do Projeto “Capitães de Areia” protagonizaram uma série de apresentações teatrais em escolas do município. Ainda no ambiente escolar, crianças, adolescentes, pais e responsáveis foram convocados a participarem de palestras para tratar de temáticas relacionadas à campanha. Além disso, durante todas as ações, foram distribuídos materiais informativos sobre o “Maio Laranja “.
Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – 18 de maio -, servidores, servidoras, magistrados e magistradas do estado vestiram roupas na cor laranja, objetivando chamar atenção da sociedade para a discussão e engajamento do tema.
Fonte: TJMA