Atividades acontecem em serventias de três municípios
Para garantir a boa prestação dos serviços cartorários, uma equipe da Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial (COGEX) percorre, até a próxima quinta-feira (7/11) mais de 1.100km realizando inspeções na região do Sertão Maranhense. Nesta etapa, estão passando pelo acompanhamento do órgão correcional os cartórios de ofício único de Pastos Bons e São João dos Patos, além do 1º e 2º ofício de Colinas.
As inspeções ordinárias constam na Portaria nº 4132/2024 e seguem o calendário programático do ano de 2024. As inspeções no Sertão Maranhense estão sendo presididas pela juíza Odete Maria Trovão, que conta com o empenho da equipe formada pelas servidoras Renata Lobo Melo, Eliana Monteiro e Valéria Rubim, além dos servidores Cardel Mendonça, Manoel Neto, José Raimundo Júnior e o apoio do técnico de informática Romerito Durans.
Na segunda-feira (4/11), o cartório de Pastos Bons passou por inspeção da equipe da COGEX, que verificou a regularidade dos atos praticados, lançamento de informações nos sistemas, cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Aspectos relacionados ao atendimento, estrutura física e recuperação e guarda de livros.
MODELO DE BOA GESTÃO
Nesta terça-feira (5/11), foi a vez da população de São João dos Patos ter avaliados os serviços do cartório que atende a cidade. Seguindo manual de inspeções e procedimentos de rotina, uma série de serviços foi verificada, sendo constatada uma boa gestão dos fluxos de trabalho, informatização dos processos, um avançado serviço de recuperação de livros e documentos antigos.
Segundo explicou o titular da serventia, Diovanni Santa Bárbara, todo o acervo está digitalizado e os arquivos salvos em sistema, onde as informações ficam protegidas. Ele explicou que também há um trabalho permanente para digitação dos dados de registro civil de pessoas naturais nos sistemas que constituem a base de dados nacional, já estando inseridos os registros de 1962 até 2024 e em curso uma força tarefa para concluir os registros anteriores a 1962 até o final de primeiro semestre do próximo ano.
A serventia funciona com um modelo gerencial que alia produtividade e qualidade de vida no trabalho. Contando com o trabalho de acompanhamento psicológico, profissionais têm apoio no desenvolvimento de competências, o que reflete no seu desempenho diário. No programa de formação, são trabalhadas habilidades como comunicação, liderança, gestão e qualidade do atendimento.
O cartório não está presente na vida da população local apenas com a oferta de serviços. Um projeto de horta comunitária também é desenvolvido e toda produção é doada, uma forma de estar mais integrada à comunidade.
Fonte: TJMA